Goiânia recebe pela primeira vez convenção nacional de artes circenses

A 18ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo acontecerá entre os dias 10 a 17 de julho na capital de Goiás

 

Artistas circenses de todo o país e de várias partes do mundo estarão reunidos pela primeira vez no planalto central. É a 18ª edição da Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo que pretende preencher a capital goiana de diversas atrações entre os dias 10 a 17 de julho. São novidades no mercado circense e empreendedor, espetáculos dos mais variados, oficinas para adultos e crianças, treino livre e muita interação entre os participantes e a comunidade. O evento integra a rede de Difusão e Fomento do circo no país e é uma ação da Associação Brasileira de Malabarismo (ABRAMALA) com coordenação Trupe Trip Trapo e Coletivo É Só Querê Fazê.

 

A organização tem como meta expandir o espaço do evento para além da Vila Itatiaia, preenchendo a cidade com diversas atrações gratuitas em praças e parques, além de parcerias que levarão a arte circense em clínicas de recuperação e orfanatos da região, promovendo a cultura circense, a formação de plateia e oferecendo acesso a produções artísticas nacionais e internacionais. Ao longo dos sete dias, a organização projeta a participação de mais de cinco mil pessoas, entre convencionistas, estudiosos do tema e público em geral, com estimativa média de plateia em 300 pessoas por espetáculo.

 

Uma Convenção de Malabarismo e Circo é um evento especializado nas artes circenses e promove espaço de troca e aprendizado entre os diversos grupos, trupes, companhias circenses e pesquisadores da área. Todas as cidades que já receberam a atividade tiveram um forte impacto social e turístico nos dias que a antecedem, assim como depois de sua realização, principalmente por realizar apresentações a preços populares ou pela cultura da contribuição consciente ao chapéu, onde o público decide quanto paga pela arte. O intercâmbio cultural é outra marca das Convenções, onde artistas das mais variadas técnicas se encontram com a oportunidade de interagir e trocar conhecimento.

 

 

Programação

O público terá acesso a mais de trinta apresentações agendadas ao longo da programação do evento. Serão espetáculos, varietés, shows musicais, apresentações voltadas para as crianças e três noites especiais realizadas nas dependências do Clube dos Bancários na Vila Itatiaia, sede do evento. Para a comunidade, serão ofertadas apresentações ao chapéu na Praça do Itatiaia sempre a partir das 16h durante a semana e no parque Flamboyant com dupla sessão aos finais de semana, às 10h e as 16h. A ação de responsabilidade socioambiental visa propiciar o acesso à cultura a todos.  

 

Dentre as ações inéditas realizadas pela equipe da 18ª edição da CBMC, há um cabaré de varieté especial dedicado e produzido por mulheres, a Noite das Mulheres. A ação integra a proposta do grupo em debater a atividade e produção artística sobre gênero e propiciar a formação de novas companhias femininas no universo circense. Outra oportunidade da Convenção será o Espaço de Formação do Empreendedor, uma parceria com o SEBRAE-GO que irá oferecer workshops e palestras sobre linha de crédito, informações para adesão ao processo de Micro-empreendedor Individual, gestão de micro e pequenas empresas, financiamentos e tendências do mercado. A atividade conta ainda com a tradicional feira de produtos circenses, com diversos fornecedores de equipamentos circenses do país e do mundo e a Circomércio, espaço dedicado a economia criativa com diversos estandes de produtores locais, dentre eles gastronomia e artesanato.  

 

A programação conta ainda com Oficinas em várias linhas de pesquisa como aéreos, tecido, corda lisa, avaliação de número cômico e criação de número circense, palhaço, técnicas para apresentação de rua, confecção de máscaras circenses, laboratório e prática de manipulação, semáforo e o palco, mágica e gestão cultural independente. As crianças terão espaço dedicado na programação, o Espaço Piolim, com oficinas de confecção de fantoches, brinquedos, consciência e expressão corporal, ginástica, malabarismo e apresentações diversas.

 

 

Sustentabilidade na Vila Itatiaia

Sob o tema Sustentabilidade e Educação Ambiental, o evento pretende envolver os participantes nas atividades de manutenção do ambiente, por exemplo, separando equipes a cada 80 pessoas por cores que serão responsáveis pela limpeza e conservação da área coletiva naquele dia. Todo o espaço também contará com lixeiras separadas por tipo de material de descarte e incentivo às práticas de conservação. Todos os convencionistas receberão um Manual de Educação Ambiental, com mapa do evento e informações sobre acessibilidade e normas de boa convivência.

 

 

Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo

Data: 10 a 17 de julho 2017

Local: Clube dos Bancários, Vila Itatiaia, Goiânia/GO

Instagram: https://www.instagram.com/cbmcirco/

Inscrições: o 4º lote está disponível no valor de R$ 270 até o dia 09/07. 

By | 2017-07-06T18:58:11+00:00 julho 3rd, 2017|