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3ª CBMC – Porto Alegre/RS (2001)

    3º Encontro Internacional de
    Malabarismo Circo e Percussão
    do Brasil
    Porto Alegre – RIO GRANDE DO
    SUL. 15 a 18 de novembro de
    2001

    A Terceira Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo, ou “3º Encontro Internacional de Malabares, CIrco e Percurssão do Brasil” realizada de 15 a 18 de novembro de 2001, no SESC Campestre em Porto Alegre, foi a primeira vez que o evento saiu de Maricá (RJ) onde haviam acontecido as duas primeiras edições. Nesta época o evento tinha o nome de Encontro Internacional de Malabares, Circo e Percussão do Brasil. O evento promoveu a troca de experiências entre artistas e serviu como um ponto de encontro para diferentes estilos e influências culturais, refletindo a diversidade do cenário circense brasileiro. Porto Alegre foi escolhida como sede para essa edição devido ao apoio crescente à cultura local e à necessidade de fortalecer a cena circense na região Sul.

    Os participantes tiveram a oportunidade de se envolver em oficinas práticas, como a do percussionista Zinho Brown, que explorou a interseção entre percussão e malabarismo. Os artistas aprenderam a criar ritmos com clavas, descobrindo novas maneiras de sincronizar seus movimentos com a música. E  entre muitos outros intercâmbios, os Caras de Pau da Itália fizeram uma verdadeira escola de samba em cima da perna de pau.

    O evento contou com performances de diversos grupos, como o grupo de teatro de bonecos de Porto Alegre e o Maracatu de Olinda. O espetáculo de abertura teve um toque internacional, com a participação do malabarista Rodrigo, vindo do Peru, e os percussionistas Zinho Brown, Moxôr Ribeiro e Barú, que proporcionaram uma jam session.

    Um dos momentos mais memoráveis foi a Noite de Gala, apresentada pelo mestre de cerimônias Il Conde Schippa. Artistas de destaque, como Rose Zambezzi, Roman da Argentina, Nancy da Holanda e o mestre Cris da Alemanha, encantaram o público com suas performances técnicas e criativas. A noite culminou em uma explosão de cores e sons, com bolhas de sabão e cometas, deixando uma forte impressão nos espectadores.

    Um dos objetivos centrais do evento foi promover a integração entre artistas de diferentes regiões do Brasil, que trazem influências culturais distintas. Luciano Fernandes, um dos coordenadores do evento, destacou que a diversidade de estilos é fundamental para o desenvolvimento do circo contemporâneo no país. O evento buscou reunir artistas de rua, músicos e performers em um ambiente de colaboração, permitindo que todos os participantes compartilhassem suas histórias e conhecimentos.

    Apesar do entusiasmo e da participação ativa, a convenção enfrentou desafios relacionados à falta de reconhecimento e apoio financeiro para a cultura circense no Brasil. A busca por patrocínios e a necessidade de um cronograma claro foram temas discutidos, refletindo a realidade de muitos artistas que trabalham fora do circuito convencional.

    Ao final do evento, muitos artistas e participantes deixaram Porto Alegre com um sentimento de saudade e a expectativa de que o encontro se tornasse uma tradição anual. A Terceira Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo não só celebrou a arte e a cultura, mas também plantou sementes para o crescimento e reconhecimento da cena circense no Brasil, unindo artistas em uma jornada contínua de inovação e criatividade.