4° Encontro Brasileiro de
Malabarismo
Cotia – SÃO PAULO. 14 a 17 de
novembro de 2002
Entre os dias 14 e 17 de novembro de 2002, foi realizada na cidade de Cotia, São Paulo, a terceira edição do evento inicialmente chamado Encontro Brasileiro de Malabarismo, que, nesta ocasião, passou a ser conhecido como Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo. O nome foi alterado para refletir a crescente relevância e proporção do evento, cada vez mais voltado para as artes circenses. Essa edição atraiu um público diversificado, incluindo participantes de várias regiões do Brasil e do exterior. A data foi estratégica, encaixando-se no circuito de convenções internacionais. Artistas que saíam da Europa em junho, passavam pela Argentina e, em novembro, chegavam ao Brasil, onde permaneciam durante o verão latino-americano antes de retornar à Europa.
Acervo de fotos cedido por Matheus Bonassa
O acesso à internet ainda era muito restrito nesta época, o que tornava a Convenção um momento crucial para o encontro entre artistas, o compartilhamento de experiências e o aprendizado de novas técnicas, especialmente de truques técnicos. O uso da internet estava em seus primeiros passos como ferramenta de comunicação, a comunidade circense utilizava um fórum chamado Juggling Brasil, no Yahoo, para se comunicarem e trocarem experiências, o que também contribuiu para difusão das convenções seguintes.
A edição de 2002 foi um marco, com destaque para a primeira oficina de Siteswap no Brasil, e contou com a presença de palhaços representando diversas linguagens. A companhia Circodélico, referência em passes, também participou, assim como artistas renomados como Claudia Ortane, a única mulher que dominava o malabarismo com cinco claves, e as irmãs Bottero, que mais tarde integrariam o Cirque du Soleil. Foi um encontro que reuniu muitos artistas talentosos e inovadores.
O evento contou com 252 participantes e foi organizado por um time de artistas circenses: Alex Marinho, Alexandre Jungermann, Alexandre Roit, Bruno Domingos, Cafi Otta, Du Circo, Emiliano Pedro, Guga Aranha, José de Godoy, Junior, Karen Leite, Kiko Caldas, Luciana Bueno, Paulo Ygar e Tiago Rocha.