10ª Convenção Brasileira de Malabarismo e CircoCampinas – SÃO PAULO . 30 de outubro a 02 de novembro de 2008, Unicamp. | Organizadores: Marco Bortoleto, Rodrigo Mallet, Victor Poltronieri, Daniel Lopes.Participantes: 520 |
A 10ª Convenção Brasileira de Malabares e Circo aconteceu na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro de 2008. O evento contou com a participação de 600 convencionistas, aproximadamente, e nas suas diferentes ações junto à comunidade (cortejo pela cidade, espetáculos, competições, oficinas, etc.) recebeu um público estimado em mais de 3.000 pessoas. Destacamos a participação de representantes de 19 Estados brasileiros e de 14 países estrangeiros: Alemanha, França, Espanha, Argentina, Bélgica, Israel, Colômbia, Peru, Chile, Uruguai, Equador, Venezuela, Dinamarca e Cuba.
Fotos Erick UK e Reportagem UNICAMP
Nesta edição, foram realizados 38 cursos, 4 espetáculos dentro da UNICAMP e um “Palco Aberto” na Rua 13 de Maio, centro de Campinas, além de 30 provas competitivas, 3 palestras, uma exposição e uma master-class, buscando a maior diversidade possível. A Faculdade de Educação Física da UNICAMP atuou como realizadora principal, juntamente com PREAC (UNICAMP), SESC (Campinas), Grupo de Pesquisa CIRCUS (FEF – UNICAMP), Instituto de Artes (UNICAMP) e as Coordenações de Graduação e de Extensão da FEF (UNICAMP).
O evento recebeu apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (SANASA), da Internacional Sport and Culture Association (ISCA) e das empresas expositoras: JR Malabaris, Newronio Malabares Pro, Matão Tramp, Igar Malabares, K8 Malabares, Editora Fontoura, ASFACI, GGBS, Impulso Consultoria, Cia Corpo Mágico, Cia Aérius, Circo Spacial, Artes do Circo e Sr. Palhaço.
Foram usados diferentes espaços da Unicamp, o Instituto de Artes, Ginásio Faculdade de Educação Física, Estacionamento Central, entre outros, sendo Restaurante Universitário , onde foram servidas 2.440 refeições durante a convenção. Para o cortejo público no centro da cidade de Campinas, o transporte dos participantes foi feito em 8 ônibus fretados (20 viagens), com 55 passageiros em cada um. Participaram da organização 35 pessoas, sendo 5 na secretaria, 18 no acompanhamento das diversas atividades, 2 na coordenação geral e outras 10 nos serviços burocráticos (financeiro, informática, compras, etc.). Destes, 8 eram funcionários da UNICAMP, 4 eram estudantes bolsistas.
Além de três shows programados (Noite de Fogo e Luz, Cabaré e Gala), na programação havia uma variedade de atividades, como cursos, exposições, lançamento de livros, competições, shows etc. Cabe destacar a exposição do acervo e da trajetória do artista argentino/brasileiro Ramón Martin Ferroni, bem como a participação do diretor da Escola de Circo Carampa e vice-presidente da Fédération Européenne des écoles de Cirque Professionnelle, o americano Donnald Lehn. As ações atraíram a presença de muitos pesquisadores e artistas para o local (que habitualmente não frequentam a Convenção), fato que mostra a disposição da organização em diversificar o público sem perder sua essência: de atender malabaristas e artistas.
Organizadores: Marco Bortoleto, Rodrigo Mallet, Victor Poltronieri, Daniel Lopes.
Participantes: 600
fonte: PANORAMA DO MALABARISMO NO BRASIL 2007-2008 – Relatório de Pesquisa
GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA DAS ARTES CIRCENSES (CIRCUS) FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) CAMPINAS (SP) – AGOSTO DE 2011