Diretamente do Uruguai, Noel Rosa da Plataforma Clo (@noel_rosas – @plataformaclo) é mais ume artista internacional confirma presença na #22CBMC com uma apresentação de um fragmento da obra “De la Memoria a la telepatia” e uma proposta de Laboratório e pesquisa de uma “Cartografia Criativa”.
Noel Rosa – Plataforma CLO – De la memória à telepatia é um fragmento de uma Conferência performática que propõe experiências de ativação imaginárias e interativas. Uma oferenda ao ancestral, à vida e ao que está morrendo. Outra tentativa, de botar pra correr o humano do centro a partir do circo expandido.
Laboratório Cartografias Criativas é um curso de metodologias de criação cênica dirigido a artistas profissionais e emergentes a partir de uma perspectiva interdisciplinar e expandida. A proposta aborda o criativo como processo e material a se explorar sobre os modos de fazer nestes tempos e territórios com a experimentação de procedimentos dramatúrgicos e coreográficos das artes cênicas, que serão vivenciados por meio de exercícios de movimento, improvisação, escrita, leitura, jogos, espaços de reflexão e análise. Um convite para gerar situações que nos co-movam e provoquem a sensibilidade poética-lúdica-afetiva. Um curso de metodologias de criação cujo objetivo é compartilhar ferramentas de criação e escrita, que habilitem a autonomia através de movimentos, registros, leituras, jogos, espaços de reflexão e análise.
Nível: Intermédio e Avançado – Vagas: 15 – Classificação etária: Livre
A Plataforma CLO (coloetivo uruguaio) promove a criação de cena expandida, desde 2014. O grupo busca integrar circo e performance, em cenas e projetos que conversam com nossos tempos, territórios e imaginários coletivos a partir de perspectivas interseccionais. Para isso, busca participar, potencializar e fortalecer redes de colaboração entre artistas, organizações e instituições a nível nacional e internacional para fomentar a produção e circulação de conteúdos de artes vivas a partir do sul global. Plataforma Clo de cena expandida conta com direação de Noel Rosas, que é artista circense de gênero fluido, integrante do coletivo Back to Back de dança e artes mediais e Membro de Poéticas em Encontro, rede de dramaturgias circenses. Integro colaborações em criações artísticas programadas no Uruguai, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Peru e Tenerife.