Um dia cotidiano, de um ano perfeitamente normal, numa rotina comum. Acordar, levantar, se arrumar, pronta para sair, assim começa nossa peça, uma história que todos já passaram. E sem sair do lugar. Em casa e somente em casa, presa, trancada, enclausurada, Tchuvis luta contra a raiva e a frustração de andar em círculos no mesmo lugar. Juntamente com seu único parceiro de cena, um rádio, nossa protagonista desenha epopeias contra o tédio ao ter aulas de fotografia, aprender a tocar piano ou simplesmente beber um tranquilo chá.
[ 13 de Novembro de 2024 – 17h00] @vergonhaalheiagrupo Circulando
Florianópolis (SC) – Classificação 10 anos – Duração: 50 minutos
Linguagens: Comédia, Palhaçaria e Teatro
O Grupo Vergonha Alheia oficializou suas atividades em 2022 com a reestreia da peça “Circulando” em Florianópolis, SC. Originalmente vinculado a um projeto de pesquisa da UFSC, sob a orientação da professora Priscila Genara Padilha, o grupo tornou-se independente e consolidou-se como uma produção própria. A peça “Circulando” foi criada em Bento Gonçalves, RS, durante a pandemia de 2020 e, em 2022, foi transferida para Florianópolis, onde Juannee Quinalha assumiu sua direção.
Além de apresentar a peça, o grupo buscou formação na palhaçaria com mestres como Priscila Genara e Ricardo Puccetti. Em 2024, o Grupo Vergonha Alheia iniciou sua primeira circulação estadual, apresentando “Circulando” em cinco cidades de Santa Catarina, com financiamento da lei de incentivo à cultura Elisabete Anderle. Eles também organizaram um cabaré de números cômicos, estreando na XI MAÇÃ – Mostra Acadêmica de Artes Cênicas da UFSC. Atualmente, o grupo foca em experimentações em palhaçaria e comicidade, explorando temáticas pessoais, gênero e sexualidade em suas produções futuras.