Pular para o conteúdo

Vinhedo recebe a 22ª Convenção Brasileira de Malabarismo e CIrco de 11 a 17 de Novembro de 2024. “O grande encontro circense” busca unir gerações de artistas e fazedores da arte que se nutrem do projeto para os diversos modos do fazer Circense em todo o Brasil. O projeto oferece aberto ao público da cidade um dia de cortejo com apresentações na zona central além de diversas atividades formativas e artistas. A programação para convencionistas organiza 18 espetáculos, 80 atividades formativas, bandas, dj´s e 42 números circenses de diversas modalidades em uma semana intensa de vivências circenses.Ao todo são sete dias de que centenas de circenses montam acampamento e se instalam em uma residência artística intensiva.

A inscrição é organizada em “lotes” e a cada 20 dias, ou 150 ingressos vendidos, o valor do ingresso aumenta R$50,00. A inscrição está em R$400,00 até 22 de Setembro e dá direito a camping, café da manhã e acesso a toda a programação. Para se inscrever é necessário fazer o pagamento, enviar o comprovante por e-mail e preencher o formulário de convencionista! (clique aqui).

22ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo | 11 a 17 de novembro de 2024

Local: Parque Municipal Jayme Ferragut – Vinhedo (SP)

Endereço: Estrada da Boiada, S/N – Portal, Vinhedo

Convenção Brasileira de Malabarismo

A CBMC reúne centenas de artistas de diversas cidades, estados e países, para difundir, renovar e compartilhar a arte circense, promovendo a produção e difusão destes eventos e atuando como ferramenta propulsora do circo. Ela estimula e revigora a troca de informações e conhecimentos, proporcionados pelo convívio durante o encontro e participação ativa de convencionistas em toda a sua programação. Nas relações sociais, a CBMC também se constitui por sua abertura e valorização à diversidade, uma ação lúdica contra quaisquer formas de discriminação, injúria ou preconceito. As artes circenses, especialmente neste contexto de intercâmbio intercultural são ferramentas potentes para superar as barreiras e entraves criados no desenvolvimento social da nossa história com tantas diferenças sociais. A CBMC busca difundir saberes do circo, tornando-o acessÍvel a um grande número de pessoas e agrega diversos segmentos artí­sticos, vinculado ou não às artes circenses com elementos, informações e referências de artistas de rua, teatro, dança, musicistas, conhecimentos técnicos da área da produção cultural entre tantos outros, É um encontro que cria a oportunidade de intercâmbio entre as artes-integradas, desenvolvendo assim a linguagem do chamado “CIRCO NOVO”, unindo o tradicional com o contemporâneo em busca de estimular, compreender, difundir e fomentar os fazeres circenses.. 

Produção: Circo no Beco

Na 21ª CBMC, o coletivo Circo no Beco se candidatou para sediar a 22ª edição da CBMC no estado de São Paulo. Com aprovação unânime em assembleia o coletivo foi selecionado e convida a todes para colaborar, prestigiar e participar deste “Grande Encontro”. O Coletivo Circo no Beco atua há 20 anos (desde 2003) ocupando o espaço público como um importante ponto de cultura atuante na formação e desenvolvimento do circo no Brasil com encontros semanais de malabarismo e a organização de Cabarés e Festivais. O projeto já recebeu artistas e grupos de todos os estados do Brasil e de diversos outros países.

A convenção teve sua primeira realização na cidade de Maricá no Rio de Janeiro em 1999 e desde então, todos os anos , com exceção do período de pandemia, a convenção circula para em um estado do país. São centenas de artistas de diferentes modalidades circenses em acampamento coletivo com espaço de treino, trocas, formação, programação artística e muito mais. O projeto foca na construção de laços, parcerias e em um aprimoramento na linguagem circense a partir do encontro, da criação de vínculos, do compartilhamento de referências e tecnologias sociais A CBMC reúne centenas de artistas de diversas cidades, estados e países, para difundir, renovar e compartilhar a arte circense, promovendo a produção e difusão destes eventos e atuando como ferramenta propulsora do circo e busca difundir saberes do circo, tornando-o acessÍvel a um grande número de pessoas. 

A realização é do Coletivo paulistano “Circo no Beco”, projeto com 20 anos de atuação e ocupação artística com o Encontro de Malabares que acontece todas as segundas-feiras ininterruptamente desde 2003. O projeto é realizado com apoio do “ProAc 40/2023 – Eventos culturais / produção e realização de Mostra, Festival, Conferência, Seminário ou Premiação” e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Vinhedo e da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura.

Cabem Mais Pessoas. Participe!

O Grande Encontro Circense