Pular para o conteúdo

[oficina] palhaçaria brincante – Palhaço Tomé (SC)

    Quando:  13 de Novembro, 9h00 – Duração: 3 horas

    Modalidade: Comicidade/Palhaçaria/Voz/Teatro – Nível: Iniciante

    O universo lúdico da palhaçaria brincante, uma oficina para iniciantes. Venha rir e brincar com a sua criança interior por meio da experiência cênica e da autodescoberta do seu ridículo de maneira lúdica e brincante. Tomé é palhaço brincante, terapeuta do riso e arte educador, recebeu o Prêmio Diversidade Cultural, como Agente Cultura Viva Saúde Mental (2024). Reconhecimento de sua trajetória de mais de 20 anos entre produções, oficinas, cursos e atuações na área da palhaçaria terapêutica.
    Os palhaços procuram se integrar a um mundo inadequado ao que é ridículo e dessa forma eles utilizam de uma subversão pueril (as brincadeiras) que agrada muito à criança e provoca o adulto a se rever naquilo que ele acha “”sério””. Por meio de conceitos tais como: o brincar e a crença no poder do riso, manifestaremos nossa dramaticidade cênica e expressão corporal, ativando uma fonte geradora de autoconhecimento para a exposição do ridículo, pois a brincadeira desperta para a compreensão do universo lúdico da criança. Brincar é a conexão com nossa essência, a mais simples e fácil de alcançar. É afirmação da vida plena, inaugura um espaço- tempo onde podemos trabalhar nosso autoconhecimento mais livremente por meios das linguagens artísticas. “

    @terapiadorisobr – Tomé recebeu o Prêmio Diversidade Cultural, como Agente Cultura Viva Saúde Mental (Prêmio Sérgio Mamberti, 2024). Reconhecimento de sua trajetória de mais de 20 anos entre produções, direções, atuações e no desenvolvimento do curso “Palhaçaria: do Riso ao Ritual”, que foi aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura (2020), aprovado pela Fundação Brasileira de Teatro e atualmente é ofertado na Fundação Criciumense de Cultura. Ministrou a oficina de palhaçaria na Convenção de circo de Floripa. Cineasta por formação, artista circense e palhaço por vocação, arte educador por amor a vida e ativista antirracista. Atualmente atua parceiro do Núcleo de Educação Permanente e Humanização no SUS em Criciúma (SC), colaborando para a promoção de saúde mental com trabalhadores/as do SUS e fomentando alegria nas visitas nos serviços de saúde junto aos usuários/as.