Quando: 14 de novembro, 13 horas – Duração: 2 horas –Modalidade: Malabarismo
A proposta visa promover a propriocepção, a atenção, o movimento e o trabalho investigativo; fortalecer e sensibilizar o corpo. “Improvisação e investigação de objetos: A proposta visa promover a propriocepção, a atenção, o movimento e o trabalho investigativo; fortalecer e sensibilizar o corpo.
Para isso começaremos com exercícios e dinâmicas de movimento, principalmente modificações de exercícios teatrais e de dança. Por um lado, trabalharemos o movimento de mãos e braços tomando alguns elementos de waacking, tutting e electro, e investigaremos possíveis agarramentos com objetos. Por outro lado, trabalharemos padrões de movimento que nos permitam mover-nos com agilidade em múltiplas direções. Por fim, focaremos nas dinâmicas onde a organização física se encontra num processo entre a desestabilização e a instabilidade, o que nos aproximará do estudo da improvisação e da tomada de decisões durante a prática.
Diego Borja se dedica ao malabarismo e manipulação de objetos. Desde 2014 pesquisa movimento utilizando diversas técnicas. Participa em diversas residências de investigação e criação; de Nicanor de Elía, Lucas Castelo Branco, Guido Vacarezza, Sebastián Rojo, Pablo Rotemberg, María Kuhmichel, Iván Haidar, Proyecto Migra, Lucía Toker, Alina Marinelli e Mariana Montepagano. Em 2018-2019 realizou a formação da Escola de Teatro Político e a Formação de Educação Popular de Pañuelos en Rebeldía. Em 2019 participou de um laboratório de pesquisa móvel, liderado por Federico Fontán e Rocío Mercado. É certificado como facilitador de Malabarismo Funcional, com Craig Quat; e em Treinamento de Sistemas Visuais, com CICADE. Em 2023 formou Galpón Face, ‘Cuerpo en Escena’, no Estudio Viceversa e ‘Aliadxs de la Gravedad’.